Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo universal da Organização das Nações Unidas à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.
Foi na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012 (Rio+20) que nasceram os 17 ODS, que objetivam suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes do nosso planeta.
1. Erradicação da Pobreza
Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2. Fome Zero e Agricultura Sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Saúde e Bem-Estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de Qualidade
Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de Gênero
Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Água Limpa e Saneamento
Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia Limpa e Acessível
Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das Desigualdades
Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e Produção Responsáveis
Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Vida na Água
Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida Terrestre
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e Meios de Implementação
Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
Estes são os Objetivos que a BioRevita Soluções Ambientais Contribui em suas Ações
A conservação do meio ambiente leva à melhora da qualidade de vida! E como podemos conciliar a conservação do meio ambiente com as atividades que utilizam recursos naturais ou que sejam potencialmente poluidoras e que podem causar degradação ao meio ambiente?
A BioRevita possui soluções para isto: o Licenciamento Ambiental, englobando os Estudos de Impacto Ambiental, e o Controle Ambiental.
O processo de Licenciamento Ambiental considera as características dos meios biótico, físico e socioeconômico, avalia os impactos específicos de um determinado empreendimento e determina as medidas mitigadoras dos impactos, que serão condições para a proteção do meio ambiente.
O controle ambiental é uma ação que visa orientar, corrigir, fiscalizar e combater atividades e produções que afetam o ecossistema por meio do monitoramento sistemático. Implementar ações de controle ambiental é uma forma de contribuir para a sustentabilidade e equilíbrio ecológico.
A Educação Ambiental garante diferentes oportunidades de aprendizagem e traz conhecimentos diversos que impactam outros ODS.
A BioRevita possui em seu escopo de soluções a Elaboração e Execução de Programas de Educação Ambiental para empresas.
Além disso, patrocina ações de Educação Ambiental, como a Patrulha Felina no Pantanal de Porto Jofre, no Estado do Mato Grosso. Trata-se de um projeto envolvendo crianças e adultos, do coletivo feminino Chalana Esperança, que objetiva contribuir para a conservação do Pantanal por meio do engajamento da comunidade.
A BioRevita é uma empresa liderada por mulheres e, preferencialmente, busca firmar parcerias com outras mulheres para atuar em suas demandas ambientais e administrativas.
Além disso, a sócia Iris Amati Martins integra a Rede Kunhã Asè de Mulheres na Ciência, que objetiva debater a disparidade de gênero nas ciências e oferecer soluções pragmáticas para a baixa representatividade das mulheres na ciência, além do fomento ao ingresso de meninas e jovens mulheres na ciência.
Os recursos hídricos, bem como os serviços a eles associados, sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental.
A BioRevita possui em seu escopo de soluções a elaboração e execução de Programas de Monitoramento da Qualidade das Águas Subterrâneas e Superficiais, assim como o desenvolvimento de Sistema de Gestão de Monitoramento Ambiental e a realização de auditorias ambientais para identificação de desvios e implementação de Planos de Ação para o pleno desenvolvimento dos programas.
A BioRevita também desenvolve Modelos de Tomada de Decisão baseado em SIG (Sistemas de Informação Geográfica) para avaliar a fragilidade ambiental de reservatórios de abastecimento, considerando o impacto gerado pela bacia de captação.
Combustíveis fósseis e suas emissões de gases de efeito estufa provocam mudanças drásticas no clima. Desta forma, é extremamente importante traçar metas focadas na transição energética, de fontes não renováveis e poluidoras, para fontes renováveis limpas.
A BioRevita faz uso de fontes renováveis de energia e é empenhada na divulgação da energia limpa como alternativa de baixo impacto ambiental.
Em uma cidade em que seus estabelecimentos fazem um bom Gerenciamento de Resíduos, a comunidade já deu grandes passos em direção à sustentabilidade.
A BioRevita possui em seu escopo de soluções a elaboração e implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), assim como o desenvolvimento de Sistema de Gestão de Resíduos e a realização de auditorias ambientais para identificação de desvios e implementação de Planos de Ação para o pleno desenvolvimento do PGRS.
A BioRevita também faz a sua parte, além de possuir seu PGRS e destinar adequadamente todos os seus resíduos, ela é Papel Zero!
O Inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) faz parte de uma série de medidas para combater as mudanças climáticas.
A BioRevita possui em seu escopo de soluções a elaboração do inventário de GEE para empresas dos mais diversos setores.
Plantar árvores também é de grande importância para o sequestro de carbono! A BioRevita executa o plantio compensatório com espécies nativas e a monitora para permitir o pleno desenvolvimento e, consequentemente, permitir todo o processo de sucessão ecológica.
A BioRevita também faz a sua parte, ela realiza anualmente o seu inventário de GEE e a neutralização de todas as suas emissões.
No ano de 2021, a BioRevita patrocinou o livro “Viver no Futuro: Ainda Tem Clima Pra Isso? Aquecimento global, seus impactos e a revolução dos artrópodes”.
Além disso, ela faz parte da “REBRE – Rede Brasileira de Restauração Ecológica“, da “Vitrine da Restauração”, da “Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura” e signatária do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.
Conservar, gerenciar e promover o uso sustentável dos ecossistemas marinhos e costeiros, e protegê-los da poluição.
A BioRevita possui em seu escopo de soluções a elaboração de Plano de Contingência para Derrames no Mar (PCDM), a elaboração e execução de Diagnósticos e Programas de Monitoramento Ambiental da qualidade da água e sedimentos marinhos, além da biota aquática.
Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas e impedir a perda de biodiversidade.
A BioRevita possui em seu escopo de soluções a elaboração e execução de Diagnósticos e Programas de Monitoramento Ambiental (Fauna e Flora), além do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).